Por Stéfanie Rigamonti
O problema da poluição e acúmulo de lixos pode ser amenizado através da reciclagem. A fim de facilitar a realização do processo, foram criados os lixos que separam papel, plástico, vidro e lixos orgânicos. Todavia, muitos, ao invés de mudar um pouquinho suas rotinas e sair da comodidade, preferem jogar os resíduos na primeira cesta de lixo que aparece.
É necessário, contudo, que as pessoas se conscientizem da importância da coleta seletiva. O plástico, por exemplo, demora mais de 100 anos para decompor. Se reciclado, pode ser reaproveitado. Um modo de incentivo àquelas pessoas que não estão muito ligadas, ainda, na preservação do meio ambiente, é procurar implantar a coleta seletiva em condomínios. Assim, os lixos separados são vendidos e o dinheiro pode ser revertido em melhorias para o edifício.
Pode-se dizer que essa medida atende ao conceito de Ecodesenvolvimento, o qual está pautado em três pilares: prudência ecológica, justiça social e eficiência econômica. Ao preservar o meio ambiente por meio da reciclagem (prudência ecológica), é possível gerar rentabilidade para o condomínio (eficiência econômica) e assegurar uma melhor condição de moradia para os habitantes do edifício (justiça social).
Nenhum comentário:
Postar um comentário