No dia 26 de maio, quarta-feira, o Greenpeace montou um ranking das empresas de aparelhos eletrônicos mais sustentáveis do mundo. Tal listagem é realizada trimestralmente desde 2006 para que os consumidores saibam como as empresas se portam em relação a preocupação com o meio ambiente e, para que as empresas diminuam a emissão de gases tóxicos ao meio ambiente.
A Nokia, fabricantes de celulares, atingiu o primeiro lugar na lista com a pontuação 7,5, de 0 a 10. Em segundo veio a fabricante Sony Ericson, com 6,9 pontos, com o melhor desempenho em relação aos produtos químicos e de energia.
Empresas conceituadas como a Nitendo e a Microsoft aparecem em últimas colocadas na lista, sem conseguir grandes resultados em relação à emissão de gases, e também, por não informar seus consumidores sobre a preocupação com o meio ambiente.
Confira o ranking das empresas:
1º Nokia;
2º Sony Ericsson;
3º Phillips;
4º Motorola;
5º Apple;
6º Panasonic;
7º Sony;
8º HP;
9º Sharp;
10º Dell;
11º Acer;
12º LG Electronics;
13º Samsung;
14º Toshiba;
15º Fujitsu;
16º Microsoft;
17º Lenovo;
18º Nintendo.
2º Sony Ericsson;
3º Phillips;
4º Motorola;
5º Apple;
6º Panasonic;
7º Sony;
8º HP;
9º Sharp;
10º Dell;
11º Acer;
12º LG Electronics;
13º Samsung;
14º Toshiba;
15º Fujitsu;
16º Microsoft;
17º Lenovo;
18º Nintendo.
É muito importante buscar informações sobre a empresa a qual deseja consumir, o mundo precisa de cuidado; empresas que se preocupam com o futuro do meio-ambiente, automaticamente mostram a preocupação com a sociedade e pontos como a desigualdade. Ignacy Sachs, em seu artigo Em busca de novas estratégias de desenvolvimento, alerta a pessoas sobre tal assunto. "O nosso domínio da ciência e da tecnologia continua bastante imperfeito (...) O poder destruidor das tecnologias, cujo uso permanecem subordinado à busca de projetos financeiros e econômicos de curto prazo, manifestou-se, por outro lado, pela degradação do meio-ambiente, cuja gestão prudente tornou-se um imperativo mundial, como mostrou a conferência internacional Rio 92 sobre a Terra."
Assuntos como estes estão em pauta há muito tempo. A contribuição da população é fundamental para que alcancemos um futuro mais estável ecologicamente, para que assim, algo mude. Faça sua parte, fique atento em que empresa confia e onde você compra seus produtos. O planeta Terra e todos que aqui habitam, agradecem.
Fonte: Greenpeace
Nenhum comentário:
Postar um comentário